quarta-feira, 13 de julho de 2011

Revista Zakarella Nº1 - Areia Maldita


Regressamos à revista nº1 da Zakarella. Para além do conto ilustrado "A Maldição Veio do Inferno", esta revista contem três estórias de Banda Desenhada:
- Cama de Rosas
- A Manhã da 3ª Noite
- Areia Maldita
Na sua grande maioria estas revistas traziam na contracapa várias tiras humorísticas, como podem verificar na ilustração de topo.
Neste post essencialmente vou dar um pouco de ênfase à 3ª estória. Esta é uma estória simples de seis páginas, que conta uma estória de ganância e castigo no deserto do Sahara. O que torna esta estória especial para mim é que foi escrita e desenhada por dois históricos artistas já falecidos: Archie Goodwin e Al Williamson!
Archie Goodwin faleceu em 1998 mas teve uma grande vida artística. Iniciou-se na Banda Desenhada pela mão da editora Warren, tornando-se o principal escritor das míticas revistas desta editora: Creepy, Eerie e Blazing Combat. Para além disso tornou-se editor chefe da Warren e foi o responsável pela criação da mitologia da Vampirella. Isto aconteceu entre 1964 e 1967.
Depois disto escreveu algumas estórias para a King Features Syndicate no herói X-9. O seu percurso não pára trabalhando para a Marvel Comics e chegando a editor chefe também aqui, escrevendo para títulos como Fantastic Four e Iron Man. Foi ele que segurou o título Star Wars em BD na Marvel, escrevendo também nesta série mas com psudónimos: R.S. Helm ou Russ Helm. Fez também a primeira tradução para inglês da grande obra Manga "Akira"! Falta dizer que também trabalhou várias vezes para a DC Comics em títulos como Batman. Uma vida em cheio!!!
Al Williamson faleceu em 2010... Este desenhador/colorista continuou nos anos 60 o trabalho de Alex Raymond em Flash Gordon, passando depois para as revistas Creepy e Eerie da Warren, X-9 na King Features Syndicate, foi um dos primeiros artistas a trabalhar na adaptação de Star Wars para a BD, e passando na Marvel por títulos como DareDevil, Spider-Man e Spider-Girl!
Como vêem a revista Zakarella trouxe para Portugal, através das sua páginas grandes autores de BD!
Irei passar várias pequenas estórias, e preciosidades, que estão guardadas dentro das páginas desta mítica revista "Zakarella".
Fiquem atentos!

Boas leituras!

2 comentários:

Ismael Sobrino disse...

Essa parece a assinatura do quadrinista e humorista gráfico Antonio Edo Mosquera, "Edgar".

Bongop disse...

Ismael
E tens toda a razão, já fui confirmar!
Obrigado Ismael!
;)